As histórias em quadrinhos

17:37 emarinho12 0 Comments


Durante muito tempo, foram consideradas uma espécie de paraliteratura, sem despertar muito interesse entre estudiosos e críticos. No entanto, na 2ª Guerra Mundial, ganharam uma grande relevância. Os heróis das HQs (histórias em quadrinhos) foram transformados em ícones do nacionalismo e da esperança na luta conra as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
No Brasil, ainda é grande a influencia americana com seus super-herois. No entanto, tem ganhado bastante espaço entre a juventude os quadrinhos japoneses conhecidos como Mangás.
Outro gênero que se tornou bastante popular, principalmente no meio jornalístico, são as charges e as tirinhas jornalísticas. O tom humorístico e algumas vezes irônico é marca registrada desse formato.
Dentre inúmeros artistas brasileiros, podemos destacar: Maurício de Souza, criador de A Turma da Mônica, Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho, e os cartunistas Glauco, Alecrim, Henfil e Paulo Caruso.
No cenário internacional, destacam-se Dik Browne, criador do personagem Hagar, o argentino Quino, criador da personagem Mafalda, e Bill Watterson, criador do personagem Calvin.

0 comentários: