Maratona: uma prova guerreira ou olímpica

19:07 emarinho12 0 Comments

Corrida de 42.195 metros realizada em ruas ou estradas. É a mais importante dentre as provas de fundo do atletismo . A competição foi inspirada na corrida do guerreiro Feidípedes, que em 490 a. C. correu da cidade de Maratona até Atenas para levar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas na Batalha da Planície de Maratona. O guerreiro percorreu 40 km em quatro
horas, num esforço que o matou de cansaço.

A distância percorrida atualmente foi estabelecida em 1908, durante os jogos realizados em Londres. Corresponde à distância entre o Castelo Real de Windsor e o Estádio Olímpico de White City. De 1896, quando começaram as Olimpíadas modernas, até 1984, apenas homens disputavam a prova.
Atualmente, além de esporte olímpico, a maratona faz parte da Copa do Mundo de atletismo e de campeonatos regionais, como a Copa Européia. Várias cidades também organizam edições especiais da prova, sendo a mais famosa a de Nova York. O recorde mundial pertence ao etíope Belayneh Densimo, que em 17 de abril de 1988 estabeleceu o tempo de 2h6min50s em Roterdã (Holanda).

0 comentários: