O que é propaganda subliminar?
Fonte: Mundo Estranho
| Propaganda subliminar na blogosfera | 
Assim são chamadas as mensagens de persuasão feitas para serem percebidas apenas no subconsciente.
 A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey,
 nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de
 um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão 
rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela 
passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no 
mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam 
gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as 
vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política.
O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha 
sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e 
segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e 
Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário 
Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em 
São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais 
de 700 crianças tiveram ataque epiléptico por causa do desenho Pokemón. A
 animação trazia um estímulo luminoso - flashes coloridos imperceptíveis
 - que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou 
curto-circuito no cérebro das crianças. "Propaganda
 subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no 
Brasil não existe uma legislação específica sobre isso - embora o Código
 de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber 
quando está diante de uma mensagem publicitária", diz Flávio.

 
 
 
 
 
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