Harvest Moon
Bokujou Monogatari
foi produzido em 1996 pela Pack-In-Video – empresa que futuramente
virou parte da Marvelous Entertainment. Em 1997, o jogo foi localizado
pela Natsume nos EUA e ganhou o nome que a série possui até hoje, no
ocidente: Harvest Moon. Este foi o primeiro jogo da série de mesmo nome, sendo um RPG/Farming Sim.
Foi bem diferente do que se tinha
disponível na época, ao menos quanto a premissa: nele você assume o
papel de um jovem(Jack, para os íntimos) que resolve mudar pro campo e
cuidar de uma fazenda abandonada.
Apesar da parecer simples e
desinteressante, o jogo surpreendeu muitos com seu estilo estranhamente
viciante e satisfatório. O bastante para a série existir até hoje, tendo
mais de vinte títulos, incluindo um spin-off que eventualmente
tornou-se uma franquia separada: Rune Factory.
Gráficos e Música
Um dos pontos do charme de Harvest Moon
está na atmosfera que o jogo transmite. Seus gráficos são coloridos e
expressivos, mas mantendo um ar de aconchego característico da época.
Basicamente, é algo que você olha e automaticamente identifica como
sendo oriundo do SNES.
As músicas mudam de acordo com a estação
do ano e local onde você se encontra, ajudando a transmitir o clima.
Apesar de não haver muita variedade, são divertidas o bastante para
entreter e neutras o bastante para não enjoar.
Gameplay
Você controla Jack, se movendo
livremente pela região. Podendo carregar apenas duas ferramentas e um
item na mão, você deve cuidar de sua plantação, animais e interagir com
pessoas. Apesar de simples, é envolvente e até viciante.
Stamina é gasta cada vez que se usa uma
ferramenta, limitando quanto você pode trabalhar por dia. Algo curioso
neste jogo é que ao dar 18h, o dia só acaba caso você for dormir. Caso
acabe sua stamina, não é mais possível trabalhar, ao menos que a
recupere.
Um ano é composto de quatro meses, cada
um representando uma estação. Você tem três anos para cuidar da
fazenda. Após tal tempo, o jogo acaba e você vê um final de acordo com
suas ações durante a partida. Há festivais para se participar, em certas
datas. Estes envolvem mini-games ou chances de ganhar afeição com
alguma garota.
Plantando
Disponível apenas na primevera e verão,
você pode plantar coisas como nabos ou tomates. Para plantar, você deve
limpar o terreno, preparar e então usar as sementes. É necessário regar
as plantas uma vez por dia, para que cresçam. Quando maduro, basta
colher e botar pra vender.
Sementes são plantadas em áreas de 3×3,
mas Jack não pode pular ou andar por cima de algo crescido. Logo, é
necessária criatividade do jogador para organizar sua plantação, seja
por questões estéticas, praticidade ou lucro.
Apesar de trabalhoso ter que colher e
vender cada leguminosa individualmente, o trabalho compensa.
Eventualmente você obtém um cavalo, o que facilita muito seu trabalho na
plantação.
Cuidando de Animais
Animais precisam de comida e cuidado
diário. Apesar de um tanto caros no começo do jogo, são um investimento
que compensa, ao longo prazo. Obviamente, vacas dão leite e galinhas
botam ovos.
É necessário ter grama plantada, antes
que você possa comprar animais. Eles podem se alimentar sozinhos de
grama crescida, ou você pode cortá-la com a foice para obter comida.
Sem cuidado diário e alimentação, os animais adoecem e podem até morrer.
Além de animais de criação, também há os
de estimação. Seu cachorro espanta lobos e toupeiras e cuida das suas
cercas. O cavalo pode ser usado como meio de transporte na fazenda e
para auxiliar na colheita.
Cortejando
Conversando diariamente e dando
presentes, você ganha afeição com elas e eventualmente pode se casar.
Uma vez casado, é possível até ter filhos.
Claro, com casamento vem
responsabilidades. Sua esposa perde afeição, caso você fique trabalhando
até tarde, por exemplo. Mas cumprir com isso é necessário, para se
obter alguns dos finais do jogo.
Comentários
É bem evidente que Harvest Moon
foi o primeiro título da série, caso você conheça os jogos futuros.
Como título individual, o jogo cumpre seu papel em ser uma diversão
envolvente e relaxante, principalmente quando não se tinha muitos jogos
com estilos únicos, naquele tempo.
Conhecedores dos títulos mais recentes
provavelmente estranharão coisas como a ausência de relógio, limite de
duas ferramentas por vez e principalmente a falta de mochila. Porém,
tais aspectos não afetam muito a diversão original do jogo, sendo apenas
questão de costume e entendimento de que isso ainda não existia.
Há até vários aspectos bacanas do jogo
original, como o sistema de upgrade de ferramentas via eventos – muitos
conhecem a lenda da deusa e o machado de ouro apenas graças a Harvest
Moon(ou Zelda ALttP), por exemplo – e o fato de que dias duram
infinitamente, ao menos que você vá dormir. Isso pode não fazer sentido…
mas muitas plantações de nabo agradecem.
Algo curioso é o fato do jogo não ter
muito conteúdo censurado, em plenos anos 90. Cruzes, Deus, bêbados,
armas de fogo… tudo lá, acredite se quiser. Talvez pela raridade do
jogo, Natsume não ser muito conhecida na época ou apenas entendimento,
mas é bastante peculiar ver tais aspectos intactos em lançamento
ocidental.
Para os interessados, o jogo está
disponível para o Wii no Virtual Console. Provavelmente o melhor modo de
obtê-lo legalmente, em vista que HMSNES é uma fita realmente rara.
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