7 livros sobre (news) games que você deve ler
Fred Di Giacomo 24 de maio de 2011
            Estou organizando uma pequena bibliografia para quem, como eu,  sempre gostou de games, mas agora está interessado nas teorias de “como e  por que fazê-los”. Claro que existem poucos livros específicos sobre os  newsgames, mas conversando com amigos, como @rkenski e @dtrocoli,  preparei essa listinha para os interessados em game design, roteiros de  games, produções multimídia e, assunto principal desse blog, jogos  jornalísticos. Espero que seja últil pra vocês, como está sendo pra mim.  Por enquanto, já risquei do meu checklist o “Newsgames: Journalism at  Play” e “Hamlet no Holodeck”. Clicando na capinha de cada obra, você tem  mais informações e/ou links para comprá-las:
 1)”Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames”, Ian Bogost
  2 linhas sobre: Livro do pioneiro dos newsgames Ian  Bogost,  analisa o poder persuassivo  dos jogos, com destaque para três  áreas:  educação, publicidade e  política.
 2) “Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço”,  Janet H. Murray
  2 linhas sobre: Publicado em 1997, já se tornou um  clássico dos estudos sobre linguagem eletrônica e narrativa interativa.  Alguns exemplos são ultrapassados, mas os conceitos básicos são  fundamentais.
 3)”Newsgames: Journalism At Play”, Ian Bogost 
  2 linhas sobre: Raro livro a abordar especificamente  newsgames, a obra de Bogost propõe uma classifcação recheada de  exemplos de jogos jornalísticos, inclusive com casos históricos de jogos  no jornalismo impresso.
 4)”A Theory of Fun for Game Design”, Raph Koster
  2 linhas sobre: Alternando texto e ilustração, Raph Koster virou  referência no mundo do game design, numa reflexão – que serve pra  prática – sobre o poder de engajamento e entretenimento dos games.
 5)”Cultura da Convergência”, Henry Jenkins.
  2 linhas sobre: Estuda as novas mídias e como esses  meios convergem. Referência não só para games, mas para dois termos hype  que publicitários e teóricos adoram: “transmedia” e “storytelling”
 6) “Rules of Play: Game Design Fundamentals”, Katie Salen e Eric Zimmerman
  2 linhas sobre: Uma tentativa de sistematizar a arte  de produção de games, referência para quem quer se aventurar na criação  e produção de jogos.
 7) “Reality Broken: Why Games Make Us and How They Can Change the World” “, Jane McGonigal
  2 linhas sobre: O subtítulo do livro já entrega tudo; segundo McGonigal,  jogar até 3 horas por dia pode tornar as pessoas melhores e os  conceitos aprendidos nos games podem ajudar a mudar o mundo real.
  







 
 
 
 
 
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