Os melhores RPGs do SNES

20:30 emarinho12 0 Comments




Se tinha algum gênero de jogo em que o Super Nintendo era disparado melhor do que o Mega Drive era no de RPG. Não que o console da Sega não tivesse os seus títulos: "Shining Force" e "Phantasy Star" são dois exemplos disso.

Mas não dá pra comparar, além dos SNES ter uma lista maior, alguns deles são verdadeiras obras primas.

Para comemoras o aniversário de 20 anos do lançamento do Super Nintendo nos Estados Unidos, preparamos uma lista controversa (como não poderia deixar de ser) dos cinco melhores RPGs do antigo console da Nintendo.

Agora construa seu personagem, escolha sua classe, role os dados e boa aventura!

5 - Ilussion of Gaia



Desenvolvedora
: Quintet
Ano
: 1994
Com gráficos muito bonitos para a sua época, "Illusion of Gaia" é um jogo no estilo Zelda, ou seja, mescla muita ação com elementos de RPG, mas com uma história bem mais linear.

No jogo, você controla o misterioso Will, um garoto com poderes psíquicos que vive na pacifica cidade de South Cape.

No decorrer da história, o jovem se transforma em outros dois personagens jogáveis: Freedan, um cavaleiro negro muito carismático, e Shadow, uma sombra não tão carismática assim.

Os chefões do jogo também são dignos de respeito, sobretudo o último, um dos mais abomináveis já vistos nos videogames.

Apesar de pouco reconhecido, "Illusion of Gaia" é um dos melhores RPGs do Super Nintendo. Além dos belos gráficos e da jogabilidade simples, o jogo conta uma história repleta de mistérios acompanhada de uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente com a trama.

4 - Breath of Fire II



Desenvolvedora: Capcom
Ano
: 1994

"Breath of Fire" foi o primeiro título da Capcom no gênero RPG, lançado em 1993. Mas o segundo "Breath of Fire" é até hoje considerado o melhor de todos.

A história narra as aventuras do espadachim de cabelo azul, Ryu, rapaz que possui poderes de se transformar em dragões muito poderosos.

Os gráficos são bem bonitos e coloridos, dando um brilho todo especial ao jogo. A jogabilidade também não fica para trás e conta com um sistema de batalha diversificado e inovador.

Outro diferencial de "Breath of Fire II" é o foco para os mini-games. O melhor deles é a opção de criar sua própria cidade, construindo casas e lojas com armas especiais.

O enredo, as músicas e os personagens também são bem trabalhados e fazem deste jogo mais uma verdadeira joia do Super Nintendo.

3 - Final Fantasy IV



Desenvolvedora: Squaresoft
Ano
: 1991
Antes de "Final Fintasy VII" estourar no mundo e ser reconhecido como o melhor RPG de todos os tempos. A Squaresoft já produzia pequenas obras de arte como o mágico "Final Fantasy IV".

O jogo possui belos gráficos e um enredo que faz o jogador sentir como se estivesse vendo um filme - tudo é muito cinematográfico e envolvente. A história também é atraente, sobre um reino que domina o mundo com uma poderosa força militar nos céus.

Mas o que brilha mesmo é o carisma dos personagens. Cada um possui uma trama única e bem elaborada. A começar pelo protagonista, Cecil, o capitão da força aérea Red Wings que luta boa parte do jogo contra a sua própria consciência, tentando se redimir de seus pecados.

"Final Fantasy IV" é tão marcante que até hoje divide opiniões entre os fãs para saber qual o melhor jogo da série. Sem dúvida uma aquisição obrigatória para qualquer amante de RPG.

2 - The Legend of Zelda: A Link to the Past



Desenvolvedora: Nintendo
Ano
: 1991

"The Legend of Zelda: A Link to the Past" é considerado um dos melhores jogos da história, tendo vendido mais de 4 milhões de cópias.

Podem ter certeza que tanto sucesso não é a toa. Desde seu lançamento, em novembro de 1991, Zelda tem feito muitos jogadores quebrarem a cabeça (ou o joystick, a TV, o console...).

O objetivo é reunir os sete cristais e, assim, salvar a Princesa Zelda. Não é tão simples: antes de liberar a mocinha você tem que decifrar os enigmas e enfrentar o vilão Ganon.

E é aí que o jogo mostra o seu fascínio. Ao contrario de outros RPGs que se concentram no dialogo, Zelda é totalmente voltado para a ação e exibe um mundo aberto enorme - para os padrões da época - com muitos tesouros e enigmas a serem explorados.

Trata-se de um verdadeiro clássico dos videogames que deixou muitos donos de Mega Drive morrendo de inveja.

1 - Chrono Trigger



Desenvolvedora: Square
Ano
: 1995

Como já deu para perceber, os RPGs de Super Nintendo são ótimos, mas "Chrono Trigger" certamente é o que mais se destacou entre os amantes do gênero.

Para se ter uma noção, o jogo foi desenvolvido por uma equipe dos sonhos: Hironobu Sakaguchi, o produtor da serie Final Fantasy, Yuji Horii, o diretor da serie de jogos Dragon Quest, e Akira Toriyama, o criador de Dragon ball.

A história narra as aventuras de Chrono, um jovem que é jogado em uma missão para salvar o mundo depois de viajar acidentalmente no tempo.

O conceito de viagens no tempo, aliás, é muito explorado neste jogo e as ações no passado realmente influenciam o futuro. Além de que, o jogo dispõe de diversos finais, sendo impossível querer acaba-lo apenas uma vez.

A trilha sonora é épica e se tornou um dos maiores hits da história dos videogames.

Os gráficos também são absurdamente bons, dando a impressão que a Square aproveitou ao máximo o potencial do Super Nintendo.

A jogabilidade é inovadora e apresenta um sistema de batalha em tempo real que permite a combinação de habilidades e magias.

Sem dúvida um dos RPGs mais consagrados de todos os tempos que merece o primeiro lugar da nossa lista de melhor RPG do Super Nintendo.

0 comentários: