O que é propaganda subliminar?
Fonte: Mundo Estranho
Propaganda subliminar na blogosfera |
Assim são chamadas as mensagens de persuasão feitas para serem percebidas apenas no subconsciente.
A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey,
nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de
um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão
rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela
passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no
mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam
gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as
vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política.
O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha
sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e
segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e
Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário
Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em
São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais
de 700 crianças tiveram ataque epiléptico por causa do desenho Pokemón. A
animação trazia um estímulo luminoso - flashes coloridos imperceptíveis
- que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou
curto-circuito no cérebro das crianças. "Propaganda
subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no
Brasil não existe uma legislação específica sobre isso - embora o Código
de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber
quando está diante de uma mensagem publicitária", diz Flávio.
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